quarta-feira, 3 de março de 2010

Com mais prêmios acumulados, 'Guerra ao terror' lidera briga pelo Oscar

A menos de uma semana para o Oscar 2010, que acontece no próximo domingo (7), especialistas e fãs arriscam palpites sobre os favoritos ao maior prêmio do mundo do cinema. Mas os resultados das principais premiações da temporada podem dar pistas valiosas para saber quem deve levar para casa as estatuetas da Academia.



Eventos como o Globo de Ouro e o Bafta (o 'Oscar' britânico), as eleições de críticos e os festivais de Cannes, Veneza e Sundance costumam antecipar muitos dos ganhadores do Oscar. Também as premiações dos sindicatos de Hollywood, como o Producers Guild e o Screen Actors Guild, tendem a conferir vantagem, porque muitos membros dessas associações também fazem parte da Academia.



Nessa corrida, o filme "Guerra ao terror", indicado a nove Oscars, sai na frente: são 16 prêmios acumulados, que sugerem o favoritismo nas categorias melhor filme e diretor, as mais importantes do Oscar. O principal concorrente do drama de Kathryn Bigelow é "Avatar", que também disputa nove estatuetas. Mas a superprodução de James Cameron fica bem atrás no saldo de prêmios da temporada, com nove trófeus.



Entre os atores, os prêmios acumulados também revelam favoritos. Na disputa pela estatueta de melhor ator, Jeff Bridges lidera com um Globo de Ouro e troféus do Screen Actors Guild e de diversas associações de críticos de cinema. Já na categoria melhor atriz é Sandra Bullock quem aparece como favorita, com um Globo de Ouro e prêmios do Screen Actors Guild e do Critics Choice.



As premiações da temporada ainda sugerem dois fortes candidatos às estatuetas de melhor ator e atriz coadjuvantes, Christoph Waltz, de "Bastardos inglórios", e Mo'Nique, de "Preciosa", ambos vencedores do Globo de Ouro e do Bafta. O primeiro rendeu sete dos dez prêmios acumulados pelo filme de Quentin Tarantino, enquanto ela já recebeu sete troféus por sua atuação nos últimos meses.



Confira abaixo o saldo dos prêmios acumulados pelos indicados ao Oscar 2010.







Leia mais notícias sobre o Oscar 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário